ORTODONTIA FIXA ESPECIALIZADA
Esqueça aqueles tratamentos em que cada mês você é atendido por um profissional diferente, aqui o Dr. João Demoliner, especialista em ortodontia, é quem planeja e cuida de todas reabilitações ortodônticas do início ao fim.

Dr. João Batista Demoliner formou-se em odontologia pela Pontifícia Universidade Católica em 1996.
É especialista em Ortodontia e domina diversas técnicas dentro da ortodontia que otimizam o tratamento de seus pacientes como, por exemplo, os mini-implantes ortodônticos. Além disso é Invisalign Doctor.



O que fazer antes? Clareamento ou Ortodontia?
Talvez você pense "vou primeiro botar ordem na casa, depois penso na beleza", mas quando se fala sobre boca será que essa é a melhor opção?
Será que clareamento é só beleza???
Eu indico que meus pacientes façam o clareamento primeiro e vou explicar o motivo.
Motivo 1: higiene
Um clareamento bem realizado reduz a quantidade de bactérias anaeróbias e isso garante maior saúde bucal. Como o aparelho fixo possui estruturas fixas que atrapalham a limpeza, nada melhor do que iniciar a ortodontia com a boca com menor número de bactérias, não acha?


Motivo 2: o esmalte dental
Para instalar o aparelho precisamos colar o braquete com uma resina, isso muda mesmo que microscopicamente a estrutura do esmalte.
Quando clareamos antes da ortodontia obtemos um resultado mais uniforme.
Motivo 3: autoestima
Dentes claros passam uma impressão de higiene, autocuidado e beleza. Manter a autoestima elevada é fundamental para que o paciente se sinta bem durante o processo de ortodontia. Especialmente crianças e adolescentes.
Ortodontia fixa em crianças
Protocolo de Dentição Mista
Sabe aquela fase em que as crianças estão trocando os dentes de leite pelos dentes permanentes? Essa fase chama-se "dentição mista".
Esse é um momento "mágico" em que existe um grande potencial de mudança da mordida através do uso de braquetes desenvolvidos especialmente para essa faixa etária.
A técnica PDM, Protocolo de Dentição Mista, foi criada pela Dra. Vânia D'Angelo e o Dr. João Batista Demoliner realizou um curso de habilitação para poder praticá-la em seus pacientes. Desde então muitas crianças foram beneficiadas com esse tratamento. Veja abaixo algumas delas.


Essa paciente estava com a arcada atrésica (pequena) com falta de espaço para os incisivos centrais permanentes se alinharem.
O objetivo do PDM nesse caso foi ampliar a arcada superior dessa criança.


Essa paciente estava com a arcada atrésica (pequena) de forma que os dentes superiores estavam apinhados pela falta de espaço. Nota-se como foi obtida a ampliação da arcada.


Essa paciente estava com a arcada atrésica (pequena) de forma que os dentes superiores estavam apinhados pela falta de espaço.
Aqui vê-se o uso das molas para, juntamente com o arco ortodôntico, trabalhar na ampliação da arcada.


Observe a ampliação da arcada e o ganho de espaço.
Por que a fase da dentição mista é considerada um "momento mágico"

Na dentição mista temos um "momento mágico" com grande possibilidade de mudança na arcada das crianças devido ao encontro de células tronco do dente de leite e do dente permanente.
Temos células tronco tanto no capus que envolve o germe do dente permanente como na polpa (nervo) do dente de leite.
Quando o germe do permanente se aproxima do dente de leite para reabsorvê-lo ocorre a união dessas células tronco. Nesse momento há um grande potencial de crescimento ósseo.
A técnica PDM aproveita esse momento usando arcos e molas com o objetivo de expandir a arcada das crianças propiciando assim espaço para a acomodação dos dentes permanentes.
A grande vantagem dessa técnica se dá pelo fato de ser fixa não havendo a possibilidade de perda do aparelho como ocorre com os aparelhos móveis. Além disso, a expansão ocorre com grande conforto e sem dor.
Conheça o trabalho do Dr.João

Depoimento de Melissa Valim sobre o tratamento da filha Giovana.

